O recém‑lançado Volkswagen Tera vem causando um verdadeiro “boom” de interesse desde seu anúncio, mas quem esperava vê‑lo dominando as ruas pode se frustrar: sua disponibilização limitada nas concessionárias está dando espaço para que modelos como o Nivus e o T‑Cross assumam a dianteira nas vendas.
Recorde de pedidos, produção contida
Lançado oficialmente em junho, o Tera colecionou impressionantes 12 mil reservas em apenas 50 minutos – uma recepção que mostra todo o potencial de mercado do novo SUV compacto. No entanto, sua produção na fábrica de Taubaté (SP), compartilhada com o modelo Polo — que vive alta demanda — está operando no limite, em dois turnos. Com isso, a Volkswagen optou por priorizar os consumidores que compraram o Tera diretamente, reduzindo o envio de unidades para frotistas e locadoras.
Vendas em números e ranking
Em junho, o Tera emplacou 2.555 unidades; em julho, esse número subiu para 3.244 (+27%). Apesar do avanço, o modelo segue atrás das expectativas, e míseras 1.491 unidades foram vendidas na primeira quinzena de agosto — o que o deixou na 15ª posição no ranking geral.
Os "irmãos mais velhos" assumem a frente
Enquanto a fila de espera cresce, modelos como o Nivus e o T‑Cross ganham terreno. De junho a julho, o Nivus teve incremento de 22% nas vendas (de 4.731 para 5.777 unidades), e o T‑Cross, mesmo líder absoluto do segmento, também manteve o ritmo, subindo de 8.629 para 9.022 emplacamentos.
O motivo? O Tera começa em torno de R$ 105,8 mil, enquanto o Nivus e o T‑Cross partem de R$ 119,9 mil. Diante da demora na entrega, muitos consumidores optam pelo que está disponível “no pátio”, mesmo pagando um pouco mais.
Efeito Tera: concessionárias em movimento
A estreia do Tera elevou o tráfego nas concessionárias da marca em 50%, comprovando que o lançamento criou um buzz significativo — agora, resta à VW acelerar a produção para transformar esse interesse em vendas concretas.
